Beto Marden é um paulistano apaixonado pela arte e cultura, com uma carreira repleta de trabalhos diversificados, como atuações em teatro, TV, música, publicidade e eventos, percorrendo estúdios e palcos por todo o país e fora dele.

Com mais de 15 anos de carreira no teatro, Beto Marden trabalhou com renomados diretores brasileiros, como João Falcão, Wolf Maya, Tania Nardini e Jorge Takla. Atuou em grandes produções de teatro musical, como CAMBAIO, BLUE JEANS, A BELA E A FERA e O MÁGICO DE OZ.

Foi indicado como “Melhor Ator” no Prêmio Coca-Cola 2011 por seu desempenho em O FANTASMA DA MÁSCARA, dirigido por Rosi Campos.

Recentemente também recebeu diversos elogios pela atuação no espetáculo musical LISBELA E O PRISIONEIRO, sucesso de crítica e público, dirigido por Dan Rosseto.

Na TV, Beto começou no Disney Channel, onde apresentou ZAPPING ZONE e DISNEY PLANET. Como apresentador do SBT, comandou duas temporadas dos programas ÍDOLOS, ASTROS e SE ELA DANÇA EU DANÇO. Na emissora também esteve à frente do TV ANIMAL, conduziu quadros e reportagens especiais para SBT REPÓRTER, OLHA VOCÊ, ELIANA, DOMINGO LEGAL e participou das novelas AMIGAS E RIVAIS, UMA ROSA COM AMOR , PATRULHA SALVADORA e CÚMPLICES DE UM RESGATE.

Nos últimos anos Beto gravou matérias e entrevistas internacionais para o DOMINGO LEGAL do SBT. Direto da Inglaterra, Estados Unidos, México, Nova Zelândia, Bélgica e França conversou com astros como: Morgan Freeman, Robin Williams, Michelle Pfeiffer, Hugh Grant, Johnny Depp, Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Elijah Wood, Vanessa Hudgens, Sam Worthington, Anne Hathaway, Zac Efron, Dwayne Johson e Christian Bale.

Atualmente, faz gravações de TV, publicidade e continua apresentando eventos por todo o Brasil, à frente de convenções, lançamentos, campanhas de treinamento e motivação, entre outros grandes eventos.

Além disso, Beto agora trabalha como Gerente Artístico da CHAIM PRODUÇÕES, atividade na qual reúne diversas das habilidades adquiridas durante sua carreira artística.

Trajetória: Ainda criança, em São Paulo, Beto despertou seu interesse pelas artes e esportes, ao praticar ginástica olímpica e circo. Na adolescência começou a cantar em igrejas e estudar canto, bateria, flauta doce, teatro, trampolim acrobático e capoeira.
Formado como técnico em Marketing, cursou Propaganda na ESPM e, mais tarde, foi graduado em Economia na PUC-SP. Trabalhou durante cinco anos em grandes empresas. A paixão pela comunicação e a veia artística pulsando, fez Beto dividir seu tempo entre trabalhar, estudar e cantar em festas e bares.
Aos poucos os convites artísticos foram aparecendo, Beto voltou a estudar canto e continuou se apresentando com sua banda na capital e em cidades do interior e litoral de São Paulo. Em 2000, Beto se entregou definitivamente às artes.

2016

2016 – No primeiro semestre, Beto participou de uma temporada de apresentações em diversos teatros municipais paulistas com o grupo CHORUS BRASIL, especializado em timbragens e arranjos vocais.

Atualmente, ele continua gravando publicidades como ator, cantor e locutor, assim como apresentando eventos corporativos para diversas empresas.

E, além disso, trabalha como gerente artístico da renomada CHAIM PRODUÇÕES, função para qual Beto reúne sua experiência como um artista plural, com o know-how adquirido em gestão.

2015

2015 – No início de 2015, Beto lança sua produtora de shows: MARDEN ENTRETENIMENTO. Produziu diversos shows que tiveram repercussão na TV, no rádio, mídias sociais e outros canais. Foram mais de 30 apresentações entre estas produções; dentro e fora de São Paulo.

Em abril, Beto estreia no espetáculo LISBELA E O PRISIONEIRO – O MUSICAL, como Douglas, com temporadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em maio, grava participação na novela CÚMPLICES DE UM RESGATE, do SBT, interpretando um apresentador de festival de bandas.  E em novembro, é convidado para participar do programa MÁQUINA DA FAMA, também do SBT, no qual apresenta canções de Frank Sinatra.

Neste mês, também assumiu a direção do aclamado TEATRO MUNICIPAL PAULO EIRÓ, que reabriu após uma reforma estrutural. Neste trabalho adquiriu ainda mais experiência com Teatro e produções.

Com relação aos eventos corporativos, fez apresentações por todo o Brasil, em diversos tipos de ações de Marketing.  

2014

2014 – Em 25 de janeiro, aniversário de 460 anos da cidade de São Paulo, Beto lançou o show temático: SAMPANDO. Para o lançamento, produziu pequenas reportagens pela capital paulista, apresentadas nos programas de TV: MAIS CULTURA (TV CULTURA) TODO SEU, MULHERES  e REVISTA DA CIDADE (TV GAZETA).

Na TV, em março, entrevista para o DOMINGO LEGAL a estrela mexicana Dulce Maria (ex-RBD). Em junho, como Marcelo, Beto protagoniza um episódio da série DR – DESTRUINDO RELACIONAMENTOS, veiculada no canal SONY e na internet. Em julho grava participação na série infantil PATRULHA SALVADORA, do SBT, na pele do vilão Amon. Em outubro, entrevista com exclusividade Richard Armitage para o DOMINGO LEGAL, o anão Escudo de Carvalho, que divulga o último filme da saga O HOBBIT.   Neste segundo semestre, também fez outras duas matérias: a cobertura da feira ComicCom e os bastidores da novela Chiquititas. Em novembro participa de um episódio do PROGRAMA DA PALMIRINHA, na FOX LIFE.

No teatro, em abril, estreia no Teatro Augusta, o musical SALVE A DOR DE COTOVELO, interpretando o personagem Herivelto.

Neste ano também prestou consultoria de um semestre à produtora e gestora cultural BRAIN+ ENTRETENIMENTO, colaborando na reestruturação dos departamentos Comercial e Artístico.

2013

2013 – Em 2013, Beto se divide principalmente entre a TV, o teatro e os eventos corporativos, viajando o país durante todo o ano.

Na TV, para o DOMINGO LEGAL do SBT, grava diversas matérias e entrevistas, com destaque para a conversa exclusiva com Joe Jackson, pai de Michael Jackson, os links ao vivo no helicóptero, os bastidores da novela Carrossel, o quadro PÉ NA ESTRADA e a viagem para a Europa (Bruxelas e Paris) para cobrir o evento GLOBAL SMURFS DAY, para visitar o PARQUE ASTERIX e para mostrar os pontos turísticos de PARIS.

No teatro, reestreia como o Coelho no musical infantil O CHAPELEIRO MALUCO, em temporada popular, no Teatro João Caetano, na capital paulista. Em junho inicia a temporada no litoral e interior de São Paulo.

Com relação aos eventos corporativos, apresentou diversos eventos para grandes empresas de diferentes setores.

2012

2012 – Beto começou em Los Angeles. No primeiro semestre fez uma longa viagem de estudos e produção de conteúdo. Nesse tempo, também gravou matérias especiais para o DOMINGO LEGAL, nos Estados Unidos e México.

Dentre elas estão: BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE (entrevistou Christian Bale, Anne Hathaway e o diretor Cris Nolan), BASTIDORES DO CIRQUE DU SOLEIL – IRIS (entrevistou artistas brasileiros), SOMBRAS DA NOITE (entrevistou Johnny Depp, Michelle Pfeiffer e o diretor Tim Burton), PIRATAS PIRADOS (entrevistou Hugh Grant e o diretor Peter Lord), UM HOMEM DE SORTE (entrevistou Zac Efron, o diretor Scott Hicks e o autor best seller  Nicholas Sparks), FÚRIA DE TITÃS 2 (entrevistou Sam Worthington e o diretor Jonathan Liebesman), VIAGEM 2 (entrevistou Dwayne Johnson, Vanessa Hudgens, Josh Hutcherson e o diretor Brad Peyton).

Em agosto, no Brasil, estreou no Teatro Geo (atual CETIP), em São Paulo, sua terceira produção teatral: O CHAPELEIRO MALUCO, interpretando o Coelho no musical infantil, com direção de Jarbas Homem de Mello.

Em novembro gravou na Nova Zelândia, para o DOMINGO LEGAL o lançamento mundial da trilogia O HOBBIT – UMA JORNADA INESPERADA. Beto conversou com o diretor, roteirista e produtor Peter Jackson  e grande parte do elenco, incluindo Martin Freeman, Elijah Wood, Cate Blanchett e Andy Serkis. Além de conhecer diversas locações, visitou os estúdios e a produtora de efeitos especiais do longa.

2011

2011 – Beto volta ao ar na apresentação da primeira temporada do reality SE ELA DANÇA, EU DANÇO. Neste mesmo ano também gravou a segunda temporada do programa.

Em abril, estreia sua segunda produção, O FANTASMA DA MÁSCARA, com direção de Rosi Campos, no Teatro Raul Cortez, em São Paulo, dando vida ao personagem principal. O espetáculo também estreou no Rio de Janeiro, no Teatro Clara Nunes. Em agosto Beto é indicado ao Prêmio Coca-Cola, como melhor ator. E em setembro, ao lado de Lívia Andrade, comanda uma edição especial do programa dominical ELIANA.

Beto gravou algumas matérias especiais para o programa DOMINGO LEGAL, sobre estreias de sucessos do cinema. No Rio de Janeiro, o ESPECIAL HARRY POTTER, cobrindo a visita do ator Tom Felton (Draco Malfoy) no Brasil, para promover o ultimo filme da saga. Também viajou aos EUA para o lançamento internacional de WINTER, O GOLFINHO (Warner) e entrevistou parte do elenco, incluindo os astros Morgan Freeman e Harry Connick Jr.. Meses depois, fez o lançamento da Warner: HAPPY FEET 2, em Los Angeles, aonde entrevistou Robin Williams e Elijah Wood, dubladores da versão original e o diretor George Miller. No Brasil conversou com Sidney Magal e Daniel de Oliveira, dubladores da versão brasileira.

2010

2010 – Beto abraça mais uma oportunidade no SBT: conduzir o link, ao vivo, diretamente das provas do game NECESSITO AJUDA do DOMINGO LEGAL. Além de gravar matérias especiais com artistas no quadro PÉ NA ESTRADA, também no DOMINGO LEGAL.

Em março, Beto Marden faz uma pequena participação na novela do SBT, UMA ROSA COM AMOR, de Tiago Santiago, contracenando com a protagonista Serafina, interpretada pela atriz Carla Marins.

Em julho, Marden filma sua primeira atuação em um curta-metragem, DE OLHO NO OLHO. Contracenando com a apresentadora e atriz Marília Gabriela. No filme Cadu (Marden) entrevista Anna Lee (Gabi).

No mês de outubro estreia MAX OLIMPÍADAS sob o comando de Beto Marden no programa ELIANA.

2009

2009 – Em maio de 2009 estreia a segunda temporada de ASTROS.

Em julho, na semana de lançamento do filme “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, vai ao ar, dentro dos programas SBT REPÓRTER e DOMINGO LEGAL, o ESPECIAL HARRY POTTER, gravado por Beto nos estúdios Leavesden da Warner Bros, na Inglaterra, alguns meses antes.

Em setembro, Beto conduz reportagens para o SBT REPÓRTER ESPECIAL 28 ANOS.

No mês de outubro o programa TV ANIMAL, que já  teve como apresentadores Gugu, Angélica e Eliana, volta à grade do SBT, com a apresentação de Beto Marden.

2008

2008 – Em março, estreia como coautor, ator e diretor geral de HQB – TEATRO VIRANDO GIBI!, com direção cênica de Flávio de Souza. Já em abril, Beto faz mais um novo programa do SBT, o reality musical ASTROS.

No mês seguinte, começam os ensaios do show infantil HI-5 – 5 SENTIDOS, licenciamento da Discovery Kids, em parceira com a produtora argentina AINES, seu segundo trabalho como diretor teatral (residente).

Em outubro de 2008, Beto recebe o convite para estrear seu quadro BUSCA RADICAL no vespertino diário OLHA VOCÊ do SBT.

2007

2007 – Após dois meses de viagens com audições do ÍDOLOS, estreia a segunda temporada do programa no SBT.

Em novembro deste ano, Marden inicia sua primeira produção de um musical infantil.

2006

2006 – Neste ano Beto faz a sua primeira temporada e estreia do reality show ÍDOLOS no Brasil, do formato do programa americano American Idol.

Também protagonizou o vídeo clipe da série DRAGÃO OCIDENTAL e TEM QUE TENTAR, versão brasileira para música “Breaking Free”, trilha do filme High School Musical; ambos para o Disney Channel, gravados em Buenos Aires.

Além disso, Beto participou da novela do SBT, AMIGAS E RIVAIS, de Letícia Dornelles, na qual interpretou o bom moço Rodrigo. E lançou o cd LADO A, distribuído em bancas de revistas de todo o Brasil. Para a divulgação desse trabalho, realizou shows no Playcenter e na Saraiva Mega Store.

2005

2005 – Entre abril e julho, já de volta a São Paulo, Beto interpretou o palhaço galã Arquibaldo no espetáculo musical infantil CONTAROLANDO. Em agosto deste ano lançou seu terceiro show temático, CHOIR!, que apresentou um repertório com hinos tradicionais do gospel norte-americano. Convidados e um coral dividiam palco com o cantor.

Em setembro, retorna ao Disney Channel para apresentar, durante dois anos, o programa DISNEY PLANET, contando as novidades dos parques, filmes e outras curiosidades do planeta Disney.

No mês seguinte, Beto assina seu primeiro contrato com o SBT para estar à frente do reality show ÍDOLOS.

2004

2004 – De volta ao Brasil, fez shows com a banda SONG BOM e participou do seriado da MTV – UM VJ, UM ATOR, UMAS MENTIRAS.

Já em outubro, fez mais um trabalho fora do país, no Chile, com o musical EL MAGO DE OZ (O MÁGICO DE OZ), dirigido por Billy Bond. Nos cinco meses seguintes, Beto deu vida ao Espantalho atrapalhado deste clássico de L. Frank Baum, nos palcos de Santiago, de Viña del Mar e Coquimbo.

2003

2003 – Dando continuidade ao seu trabalho de cantor, se apresentou em projetos como “3 Terças”, “Segundas Intenções” e “Acústico A Marcenaria”, além de lançar seu segundo show temático, A TURMA DO IÊ, IÊ, IÊ, uma homenagem à Jovem Guarda.

Em junho desse mesmo ano, Beto partiu para sua primeira experiência internacional como apresentador do ZAPPING ZONE, programa diário do Disney Channel Brasil, gravado durante mais de um ano em Buenos Aires, na Argentina. Além disso, Beto era a voz oficial do canal. No período em que viveu na capital portenha Beto cantava no pub brasileiro Maluco Beleza.

2002

2002 – Beto estreou na versão brasileira do musical da Broadway A BELA E A FERA, interpretando Le Fou, um dos personagens principais. Foram mais de 400 apresentações no então chamado Teatro Abril, atual Teatro Renaut.

2001

2001 – Com o objetivo de divulgar seu trabalho como cantor, Beto deu início à produção do cd 5 SONGS, seguido pelo lançamento do show temático SOUL DOS 70.

Nesse mesmo ano, em seu segundo trabalho com teatro musical, fez parte da terceira montagem do consagrado BLUE JEANS, com direção de Wolf Maya e músicas de Eduardo Dussek.

2000

2000 – Beto ingressou sua carreira profissional artística no musical CAMBAIO, espetáculo de João Falcão, textos de Adriana Falcão, com músicas inéditas de Chico Buarque e Edu Lobo, sob a direção musical de Lenine.

Além de São Paulo, o musical se apresentou em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife.